sábado, 5 de maio de 2012

Eu vi: Os Vingadores

  Quando o primeiro filme do Homem de Ferro foi lançado, em 2008, ele trazia uma cena pós créditos, de um ou dois minutos de duração. Ela trazia Samuel L. Jackson fazendo o papel de Nick Fury, mencionando uma tal "Iniciativa Vingadores". Iniciava aí o Marvel Cinematics, a cronologia Marvel dentro do cinema. A empreitada foi coordenada por Kevin Feige (responsável da Disney pela Marvel Studios).
  Tinha início uma série de filmes que transportariam o Universo da Marvel para os quadrinhos. Essa cronologia seguiu-se em todos os filmes do cinema, iniciada no filme citado acima, passando por O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, O Poderoso Thor e Capitão América. Cada um deles, conta a história de um ícone da equipe e ainda catapulta o espectador para o próximo filme. Mesmo filmes não tão bem aceitos pelo público e crítica (como O Incrível Hulk que precisou trocar o ator para melhorar a produção e Thor, que trouxe um personagem praticamente desconhecido do grande público com um roteiro não tão bem conduzido), impulsionaram a platéia para ver o próximo elo da franquia. Claro que outros filmes ainda se seguirão, (como Homem de Ferro 3, que já tem produção definida e deve começar as filmagens ano que vem). Mas o resultado de uma produção tão bem elaborada (e uma jogada de marketing arriscada e incrível) só poderia culminar em um único e tão aguardado filme: Os Vingadores.


  Os Vingadores traz na direção Joss Whedon, responsável por Buffy e Firefly. O nome, que inicialmente causou um certo receio nos fãs, não é nem de longe um amador. Os produtores, Kevin Feige, Stan Lee, Avi Arad e John Favreau, nomes ligados diretamente aos filmes anteriores, trazem o aval da Disney, no comando do Marvel Studios. Não tinha por que dar errado.
  E não deu. O filme tem a capacidade de tornar um roteiro clichê e previsível ("heróis-que-lutam-entre-si-e-depois-se-aliam"), amplamente usado nas histórias em quadrinhos, em algo bem amarrado e conduzido. Os efeitos especiais são muito bem feitos, mesmo para cenas que são absolutamente vazias e não acrescentam em nada - como a luta de Thor, Capitão América e Homem de Ferro na floresta.
  O filme também não explica a origem de cada um dos personagens, para isso existem os filmes anteriores. Mas mesmo que você nunca tenha visto nenhum dos filmes (meu Deus, em que planeta você vive?), será possível entender o filme numa boa. Afinal de contas, é o clássico filme super-heróis que salvam o mundo. Mas é o clássico clichê, metido numa roupagem nova e numa ação explosiva que acaba se parecendo novo.
  As interpretações individuais estão excelentes: Chris Evans nos faz esquecer completamente do horrível Tocha Humana que ele interpretou e Tom Hiddleston está tão à vontade como Loki que sua interpretação está bem melhor aqui que no filme do Thor. Aliás, o mesmo pode ser dito de Chris Hemsworth. Mark Ruffalo é a grande surpresa como Bruce Banner e seu alter ego Hulk. E é claro, jamais poderemos esquecer de Robert Downery Jr, cujo Tony Stark parece ter sido baseado no próprio ator e não o contrário.
  E se você acha que, com muitos medalhões em cena fica difícil centralizar o foco em todos eles, saiba que está enganado. Cada um dos integrantes tem sua vez como centro das atenções. Uns mais que os outros, evidentemente, mas todos tem seu momento de brilhar. E até mesmo a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro, que não possuem nenhum "super-poder", participam de modo coeso na história em situações que, por exemplo, os poderes precisem ser deixados de lado para dar lugar à sutileza ou a extrema habilidade. E com isso, a equipe se completa, mostrando que meros mortais podem ser tão habilidosos quanto deuses.
   Existem alguns defeitos em Os Vingadores.  O novo uniforme do Capitão américa é ridículo, era muito melhor terem mantido o do filme solo. A cena de luta já citada na floresta não leva nada na trama. Os chitauri, seres alienígenas capazes de se infiltrarem em corpos humanos e altamente estrategistas são apenas massa de manobra. E por estarmos falando de um filme da Disney, temos a destruição de quase toda cidade de Nova Iorque sem que possamos ver uma única baixa civil na tela. A clássica destruição sem sangue. Alias, com exceção de uma única pessoa, ninguém morre no filme. E embora não seja um defeito ruim, eu fiquei esperando o filme todo pela clássica e famosa frase "Avante Vingadores", gritada pelo Capitão América. OK, fica pra próxima.
  Não vi o filme em 3D ainda, mas o vi duas vezes em em 2D. Percebi uma ou outra cena que ficaria boa na versão tridimensional, mas não acho que em 3D tenha tanto impacto. Mas não importa qual versão você vai ver: Os Vingadores é um filme que enche os olhos. É uma produção bem feita, com cuidados incríveis e que fará você vibrar e rir. Sim, pois as cenas cômicas são tão boas quantas as cenas de ação e não estragam a continuidade da cena. É um blockbuster divertido e emocionante.
  E não importa quantos heróis tenham os outros filmes. Nós temos um Hulk!

Um comentário:

  1. Só depois que eu publiquei que eu percebi quantos erros de concordância tem esse texto...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário após o sinal!