quinta-feira, 30 de junho de 2016

Filmes para Pensar


  Depois de um imagem postada no Facebook sobre "Filmes para Pensar", um amigo de trabalho (Tiago Sena, um abraço!) solicitou algumas sugestões de filmes como esses. Na verdade, tanto ele como eu tínhamos dúvidas parecidas sobre o que seriam esses tais "filmes pra pensar".
  Mas afinal, o que eles são? Acredito que sejam filmes em que o expectador não pode pensar existam partes que estão quebradas e sim, em partes que não foram colocadas lá de propósito. Isso significa que, na maioria das vezes, o filme terá um final em aberto, ou um final com várias interpretações. Outros filmes, ainda tem começo, meio e fim, totalmente certinhos e definidos, mas apresentados fora de ordem, nos levando a pensar: será que eu juntei as peças certas?
  Complicado, né? Um pouco. Vai ver aí vem o termo "pra pensar". E se você ainda não entendeu, talvez seja melhor dar uma olhada em um ou dois filmes da lista (e por que não na lista inteira?) e ver se concorda com o termo acima. Aproveito pra dizer que a lista não está na ordem de qualidade, ano de lançamento essas coisas. Está do jeito que eu fui lembrando mesmo...




  Donnie Darko - Este foi o primeiro filme que eu e meu amigo pensamos. Trilha sonora oitentista
fantástica, o filme brinca com todas as possibilidades de viagem no tempo, utilizando o conceito físico de buracos de minhoca. E vai pro mim, essa não é a única coisa que é "viajada" no filme. Ele conta a história de Donnie Darko, um rapaz um tanto perturbado que escapa de um acidente aéreo bastante estranho: uma turbina de avião cai na casa dele. A partir daí, o desenrolar da história  vai te levar para conhecer pessoas bastante complexas, uma contagem regressiva para o fim do mundo e futuros um tanto alternativos. Nenhuma lista de filmes pra pensar deve deixar de lado este filme.


  A Mão do Diabo - Filme americano dirigido e estrelado por Bill Paxton conta a história de um pai e que mora sozinho com seus filhos. Um dia, o pai diz que foi iluminado por Deus e que além de poder ver demônios disfarçados de pessoas, sua missão é matá-los com uma arma abençoada (um machado encontrado no campo). Diante do que vai acontecendo, um dos filhos começa a duvidar do que está rolando, enquanto outro confia fielmente no pai. Quem está, de fato certo?



  O Clube da Luta -Você já deve ter visto esse filme, mas não tem problema. Esse é um dos filmes que o roteiro tem um fim, mas é um fim daqueles tipo Bum - Blow your mind! Você já esperava por aquele fim? É claro que não! No filme, um homem com problemas pra dormir vai ao médico que lhe sugere remédios e um grupo de apoio. Logo, sua paixão por grupos de apoio leva a conhecer Marla, uma mulher tão viciada quanto ele e Tyler, um vendedor de sabonetes bem pra lá de convencional. Vem deste filme as tão famosas "regras do Clube da Luta" que eu não vou citar aqui, afinal já estou contrariando demais a primeira e segunda regras.

  Boa Noite, Mamãe - O que dizer sobre este filme austríaco que eu nem assisti mas recomendo pacas? Pois é. Não vi uma única resenha negativa deste filme e o spoiler que me deram (que não vou soltar aqui) é suficiente pra curiosidade aumentar e a vontade de ver o filme também. Trata-se da história de dois irmãos gêmeos que recebe sua mãe na volta de uma cirurgia plástica no rosto. Com a face toda encoberta e atitudes suspeitas, os irmãos começam a duvidar da identidade da mãe. E se não bastasse a revelação no final, assista a exibição dos créditos...




  Os Outros- Esse é um filme franco-hispânico-ítalo-norte-americano. Pois é. Mas tem a nossa amada idolatrada linda esplendorosa Nicole Kidman em uma atuação fantástica. Ela representa uma mulher com seus filhos e criados, no século XIX, dentro de uma casa com fantasmas que querem ferí-los. O suspense é muito grande, mas depois de uma certa parte do filme, dá pra adivinhar o final - o que não muda o peso do roteiro e vai sim, botar você pra pensar. Mas não procure na wikipedia sobre este filme ou vai receber um spoiler bem grande.


  Ex-Machina - Esse é bem recente e a atriz Alice Vikander está uma beleza neste papel (ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel no filme A garota Dinamarquesa). Eu digo que o filme inteiro é um grande Teste de Turing. Não sabe o que é? O filme explica de forma bem fácil até. E é por isso que eu digo que ele é um filme pra se pensar. Por que parece suspense, você até acha que vai virar romance, mas vira uma coisa que só o próprio filme vai conseguir explicar. E sobre o que fala? Um grande empresário cria uma inteligência artificial e precisa saber se a mesma não só seria capaz de se passar por humana, mas se a máquina também seria capaz de desenvolver consciência. Para isso, ele convoca um dos seus melhores programadores para interagir com a robô em busca de um resultado.

  O Operário - Este é outro filme da lista que eu não assisti, mas uso a minha incrível capacidade de julgar o filme usando apenas a opinião de terceiros. Vai por mim, sou bom nisso. É por isso que vai acabar gostando de O Operário. Tem o Christian Bale, que emagreceu pra caramba pra fazer o personagem, se alimentando de uma fruta e uma lata de atum por dia. E no outro apenas água e leite. Vai ter coragem assim lá longe, né? Pois bem, o filme fala sobre um operário, vivido por Bale que é obrigado a dobrar o turno para não perder o emprego. Por isso ele começa a passar por privação de sono, já que tem passado tempo demais acordado. A partir daí ele descobre uma conspiração no trabalho que pode acabar com tudo o que ele imagina. Ou está apenas sonhando acordado...



  A Origem - Não posso terminar a lista sem citar esse filme. Dirigido por Christopher Nolan com Leonardo DiCaprio no papel principal, o filme conta a história de ladrões especializados em entrar no sonho das pessoas para recuperar informações importantes. Um golpe dá errado e eles se vêm trabalhando com seu antigo alvo para uma operação diferente: plantar uma ideia, ao invés de retirar uma. A operação é arriscada demais, mas Cobb (o personagem de DiCaprio) tem motivos muito bons pra aceitar. Se conseguir, terá sua ficha limpa e poderá rever seus filhos nos EUA. Mas o final do filme...

2 comentários:

  1. A Origem, Os Outros e Donnie Dario são muito bons mesmo...a gente pira assistindo. Ex-machina tá na fila. Vou colocar as outras dicas na fila tbm. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não consegui ver a lista toda, mas só faltam dois no momento. Já assistiu a série Dark da Netflix? Acho que ela também se encaixaria nessa linha de filmes, no caso série, para pensar. Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário após o sinal!