segunda-feira, 12 de março de 2012

Diário de Campanha: Episódio Duplo da Última Temporada

  Se tudo correr bem, em breve a nossa campanha chegará ao fim. Agradeço a todos que participaram dela! Mais uma vez eu não tive tempo de transcrever o diário de campanha aqui, por isso vamos ter outro episódio duplo. No primeiro episódio compareceram compareceram Augusto, com seu guerreiro Joshua (com aversão a sujeira); Luís Marcelo, com seu elfo swashbuckler (e com um nome que eu nunca conseguirei pronunciar) e Júnior, um recém-chegado jogador com seu mago humano cujo nome nem foi escolhido ainda...
  Anteriormente, em nossa campanha: Os personagens foram contratados por alguem chamado James Bond para desbancar um posto militar. Mas eles foram traídos, e o contratante se revelou como Brom, o feiticeiro lefou. Incapazes de derrotar Brom, eles se engajaram na busca por Chun-Li, não só para ajudar o amigo samurai como para conseguir mais experiência. Eles recebem uma missão de Pollux, um clérigo de Nimb muito doido e se embrenham nas Montanhas do Eclipse, um conjunto complicado de pirâmides. E conseguem sair somente depois de pactos com elementais, maldições de múmias e jogadas bem sortudas de teleporte. Tem início à terceira e última temporada desta campanha.
  A sessão começa com os aventureiros saindo do turno de guarda e encontrando o mago errante do Júnior. O Augusto (o único jogador além do Júnior na mesa naquele momento, visto que o Luís chegou atrasado), já usou o clássico clichê "se vai para o mesmo lugar que eu, seja meu amigo e vamos juntos". Pronto, o grupo aumentou sem mais perguntas.  Os personagens seguem em grupo com sua carroça pela estrada das Uivantes. Eles chegam a um conjunto de pedras e resolvem investigar. O local está bastante depredado por vândalos, que rabiscaram várias rochas. Um dos avisos diz que os personagens não devem pegar o atalho. Eles resolvem continuar o caminho sem nem mesmo procurar pelo tal atalho. Durante a viagem, eles encontram um mercador que recomenda que tomem cuidado com os habitantes da Vila Praidi, pois estão bem esquisitos.
Isso é um carniçal. Da 4ª edição, mas é.
  No caminho eles ainda são atacados por um grupo de carniçais. Legal ver que o grupo ainda não aprendeu a diferença entre zumbis, carniçais e lívidos. Não se preocupem, mais destes podem chegar a qualquer momento! E esse combate deixou o mago recém-chegado paralisado. Combate resolvido (e paralisia do mago terminada), 'bora concluir a jornada. E a viagem termina em um pequeno vilarejo.
  Esse vilarejo nada mais é que a Vila Praidi.
  Os personagens ficam curiosos. A vila foi cercada recentemente e o porteiro não parece ser exatamente cordial. Quando conseguem entrar, a vila demonstra sinais que foi atacada por algo muito poderoso. Existem alguns moradores feridos. Eles são recebidos por Gus, que os confunde com mercadores e os aloja em sua própria casa (não há tavernas ou estalagens na cidade). O Luis já se encarregou de roubar bebidas do velho cervejeiro e o restante do pessoal tratou de investigar a vila estranha.
  Gus explica aos personagens que a vila foi atacada por ninguem menos que Brom, o feiticeiro! Gus diz que, depois do ataque, a vila ficou vulnerável aos orcs bárbaros que se mudaram para lá recentemente. Por isso, pede aos heróis que fiquem na cidade por alguns dias, até que terminem de construir a paliçada que protege o gado até o riacho. Todos concordam. Mas algo acontece e muda a rotina: um mensageiro chega e avisa que um grupo de minotauros militares estão em Malpetrim procurando certos aventureiros que destruíram um certo posto militar... O grupo não deixa dúvidas - junta as tralhas e dá o fora da vila!
  [NOTA DO MESTRE] Somente Joshua, o personagem do Augusto, sobreviveu do grupo original desde o começo da aventura. Seja lá quem estejam procurando, o restante dos personagens não são incluídos. Ao invés de esconderem o Joshua ou de procurarem mais informações, os caras simplesmente pioram as coisas fugindo!
  No caminho, eles entram em um pequeno bosque, com um sátiro bem esquisito. Os personagens não demonstram perigo nem arruinam o bosque, então o sátiro se apresenta a eles. Ele troca a informação sobre o paradeiro de Solomon Kane se os personagens ganharem dele em uma partida de baralho! E mais uma vez a sorte sorri para o nosso filho-da-mãe de plantão swashbuckler-elfo-de-nome-estranho, que limpa a mesa e ganha o jogo.
Olha a mamãe dragão aqui...
  Com isso os personagens descobrem que estão dois dias atrasados e partem rapidamente para as Uivantes. Mas o caminho não seria fácil. Antes de cruzarem a fronteira, os aventureiros são supreendidos por um filhote de dragão branco! Mas os personagens não tem nada a temer: dois acertos críticos (um deles com dano máximo nos dados ANTES da multiplicação) foram suficiente para acabarem com o dragão em três rodadas de combate. É claro que o constante rugido da mãe dragoa ecoando pelas montanhas não é uma coisa boa de se ouvir.
  A sessão termina com o grupo cruzando a fronteira das Uivantes e enfrentando bárbaros cobradores de impostos e um acampamento de mercadores cheios de comida. (NOTA DO MESTRE: Tá, eu sei que a fronteira de Petrynia com as Uivantes fica beeeem longe, mas foda-se - a aventura é minha!).
  Conselhos úteis: Luís, você pode enganar poucos muito tempo ou muitos por pouco tempo, mas ninguém pode enganar à todos durante todo tempo. Um dia nem mesmo seus altos níveis de Enganação poderão salvar você. Augusto: está na hora do seu guerreiro começar a bolar umas estratégias legais de combate. Verifique seus talentos ANTES de um combate (a idéia do trespassar era boa, mas você tinha que ter avisado antes). Sua interpretação continua boa. Júnior: você não falou nada durante a sessão. Não anunciou nem mesmo o resultado dos seus lances de dados. Você está tendo alguma dificuldade, seja com as regras ou com o grupo. Surgiu alguma dúvida ou problema? Se quiser, falamos antes (ou depois da sessão). E Gabriel: você não foi à sessão, mas mandou um SMS com a ação padrão do seu personagem (construir a armadura de dados de ossos).Pela sua idéia de enviar a ação do personagem, condizente com o histórico do mesmo, você acaba de ganhar 1d6x10 de XP, a ser rolado na próxima sessão.

  [Pausa para os comerciais: A segunda sessão ficou meia problemática. Eu tinha compromissos no domingo, por isso transferimos a sessão para o sábado. Isso confundiu todo mundo. Aí meu compromisso foi desmarcado e voltei a sessão para o domingo. Isso fudeu com tudo, pois algumas pessoas já tinham transferidos seus compromissos para este dia. Me desculpem pela besteira.]

  A segunda sessão teve a presença do Luís com seu swashbuckler e Júnior com seu mago chamado Aramil (que apesar do nome parecido com élfico, é humano). Participaram ainda desta sessão, dois novos jogadores, um deles chamado Rafael e o outro chamádio Fábio (Indiana). Eles estavam de bobeira por ali e autorizei a participarem da nossa sessão com personagens reserva (sempre trago um ou dois). Eles se comprometeram a fazer parte do grupo, mas eu não boto fé: já ouvimos isso antes. Mas torço para que eu esteja enganado e que o grupo tenha ganhado mais dois integrantes.
  O grupo segue pela estrada e chega em um pequeno vilarejo, feito somente de chalés, com um cheiro de "comida de vó" no ar. A maioria dos chalés são estalagens, a economia da cidade baseia-se em acomodar e receber bem os viajantes. De fato, muitas estalagens estão cheias. Não vou perder tempo narrando as conversas toscas que os personagens tiveram na taverna ou com o prefeito (campanha eleitoral, pfff). Digamos que eles descobrem o paradeiro de Solomon Kane e o seguem.
Olha quem voltou!
  Mas por um erro do ranger, eles seguem para o lado errado. E discutem a toa. E se separam para achar o swashbuckler que fugiu com o cavalo para o lado mais contrário ainda. Sério, nem preciso matar esse grupo, eles se matam sozinhos! Mas por falar em matar, no meio da floresta um determinado broche começa a brilhar e... Surge um elemental do ar! Este é o mesmo elemental do ar que deixaram escapar nas Montanhas do Eclipse.
Ele ataca os personagens com fúria, deixando alguns deles às portas da morte por várias vezes. Como sempre, o elemental pede que aos aventureiros que se entreguem como escravos, o que é prontamente atendido. E como prova de servidão, pede que alguém do grupo seja sacrificado. E aí que nós vemos como o grupo é unido e feliz. Eles se juntam para matar o swashbuckler caído (o mestre intervem, usando PDMS). Com muito custo, eles derrotam o elemental e o grupo sai vivo (ferido pra caramba, mas vivo).
  [NOTA DE AVISO DO MESTRE: Convém lembrar que alguns personagens vêm tomando atitudes diferentes das "permitidas" pelo seu alinhamento. O Rafael mesmo trocou deliberadamente seu alinhamento para leal e Mau. O swashbuckler do Luís vem tendo comportamentos de personagem Neutro e Mau. Atitudes como estas na próxima sessão irão provocar a troca de alinhamento do personagem. Alinhamentos Malígnos são reservados para vilões, o que pode muitas vezes, indicar perda de habilidades de classe ou ainda ter um grupo de aventureiros bons em seu encalço!].
Cartaz do filme 'Solomon Kane'.
Recomendadíssimo!
  Devido aos ferimentos, os personagens voltam para a vila. Curaram-se e conseguiram um carroceiro que os levasse até Valkaria (mais uma vez vou evitar as passagens toscas na cidade. Meu Deus, cada idéia absurda!). Durante o trajeto com o mercador, os aventureiros encontram ninguém mais que Solomon Kane, vindo das montanhas, extremamente ferido! Solomon explica que estava em uma missão difícil, que é destruir um antigo mago conjurador de demônios. Infelizmente o mago fugiu, deixando apenas demônios em seu covil. Os jogadores explicam com muito custo que querem a ajuda dele para derrotar Brom. Solomon lhe informa algumas coisas para começar (o quadro informações gerais do Bestiário de Arton, para diabos e demônios).
  A sessão termina com Solomon concordando em ensiná-los na prática, durante uma missão que ele deve ter nas fronteiras de Yuden. E o Luís subiu de nível e agora é um swashbuckler/ladino, com bastante potencial. Dicas do Mestre: vocês são um grupo, tentem agir como tal, onde um possa suprir a área onde o outro não atua. E pelo amor de Deus, evitem matar uns aos outros!
  Prometo que nunca mais faço postagens longas como esta. Juro! Nossa próxima sessão é dia 25/03. Espero vocês lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após o sinal!