segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Último Exorcismo - Eu vi

O Último Exorcismo (The Last Exorcism)
Poster do filme

Ano: 2010
Gênero: Suspense/Horror (87 min)
Diretor: Daniel Stamm
Elenco: Patrick Fabian (Reverendo Cotton Marcus), Ashley Bell (a possuída Nell Sweetzer), Louis Herthum (fazendeiro Louis Sweetzer), Caleb Landry Jones (o irmão Caleb Sweetzer), Tony Bentley ("Pastor" Manley).








-- ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS! -- 

  Neste fim de semana que passou tive a oportunidade de assistir ao filme "O Último Exorcismo". Não sou fã de filmes de terror, mas quando vi o trailer, percebi que o filme era mais voltado para o suspense que para o terror. Além disso, devia uma ida ao cinema com a patroa para ver um filme de um dos gêneros que ela gosta.

  O filme fala sobre o Reverendo Cotton Marcus, que além de pregador é um bom prestidigitador. O reverendo costuma fazer alguns truques durante suas pregações. Supostamente ele também é bom com exorcismos, mas não por que foi super doutrinado ou é um homem de fé; mas sim por que ele dá para as pessoas aquilo que as pessoas querem: se acham que estão possuídas, então um exorcismo sempre resolve. O próprio reverendo afirma não acreditar em demônios.

  O Último Exorcismo é filmado em primeira pessoa, o chamado "mockumentary" (documentário falso), bem ao estilo Bruxa de Blair ou o mais recente Cloverfield). Uma equipe composta de uma mulher sonoplasta e de um cinegrafista acompanham o reverendo em um de seus trabalhos. Os primeiros vinte minutos do filme são parados, contendo uma explicação da vida do reverendo, seus afazeres a explicação sobre os falsos exorcismos e por que decidiu fazer um documentário.

Um dos exorcismos do filme
   Depois deste lero-lero somos apresentados ao cenário principal, a fazenda dos Sweetzers. Começa o show de falsos exorcismos e a gente que o fica com a sensação de que o filme vai engrenar.Então somos apresentados a fatos supostamente sobrenaturais e você pensa que o filme REALMENTE vai engrenar: mas não engrena. O Último Exorcismo se perde numa tentativa de criar a dúvida se o que o expectador vê é real ou é forjado.

  Por fim, depois de tentar enganar o expectador sem sucesso, o filme tenta então assumir uma postura e dizer "olha, não é exatamente se um exorcismo, mas tem um demônio envolvido...". No entanto, o roteiro é fraco e não dá credibilidade. Os últimos 15 minutos de filme são absurdamente previsíveis e o filme termina com um final pra lá de chato.

Se você é fã de filmes de exorcismo, é melhor ficar longe deste aqui. Se é fã de filmes de terror, também: nós temos 3 cenas de sustos e somente uma delas funcionou de verdade (e outra era previsivel). Espere sair em DVD.

Notas (de 1 a 5):
Roteiro: 1
Direção: 1
Atuações: 2 (destaque para Ashley Bell, a menina possuída)
Efeitos: 2
Média: 1,5 (ruim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após o sinal!