sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eu vi: Homem de Ferro 3



  No dia 26 de abril lá foi eu com minha esposa e meu irmão no shopping JK curtir em formato IMAX 3D o filme do Homem de Ferro 3. Confesso que fui com o pé bem lá atrás, primeiro por que tinha visto várias críticas ruins na internet.



  É o pior dos três filmes do Homem de Ferro. Calma, não se assuste. Não estou dizendo que, com isso, você não deva assistir. Talvez ao ver os detalhes fique mais fácil de entender o que estou falando.
  O maior foco do filme é Tony Stark. Não o Homem de Ferro — Tony mesmo. Um Stark mais humano, uma pessoa que tem ataques de pânico e crises de ansiedade (ei cara, eu sei bem como é isso). O filme quer demonstrar que não se enfrenta alienígenas ao lado de deuses asgardianos sem que isso modifique como você enxerga o mundo, e isso fica bem claro. O protagonista é um homem dentro de uma armadura e não importa o quão poderoso ele fique dentro o traje, ainda é alguém cheio de problemas e que precisa proteger as pessoas que ama, tão vulneráveis quanto ele mesmo.
  O filme começa em 1999, e nos leva de volta aos acontecimentos que dariam início a trilogia. Vemos um Tony bebado, playboy e irresponsável. Vemos Ynsen. Uma boa sacada do roteiro fazer isso, mostrando o quanto ele amadureceu ao sofrer o atentado no Afeganistão e se tornando o Homem de Ferro. A atuação de Robert Downey Jr. é impecável neste aspecto.
Pela última vez, eu não sou o Capitão América, OK?
  Don Cheadle aparece pouco neste filme. O que é uma pena, pois o ator está muito mais à vontade com seu personagem, agora não mais o Máquina de Combate e sim o Patriota de Ferro (papel que nos quadrinhos é interpretado por Norman Osborn, o Duende Verde, mas isso é uma outra longa história).
Por falar em coadjuvantes, Jon Favreau (que não é mais o diretor deste filme, deixou o cargo para Shane Black) brilha como Happy Hogan mais uma vez, fazendo o papel de chefe de segurança da companhia Stark. E Pepper Potts, interpretada pela linda Gwyneth Paltrow, é a revelação da vez, deixando de ser a namoradinha em apuros para se tornar a mocinha perigosa do filme. Infelizmente, ao menos para mim, esse papel não caiu lá tão bem para a personagem. Potts é uma mulher decidida e dinâmica, mas ainda está longe de ser uma super-heroína.
  E todo filme de super-herói que se preze tem o super-vilão que merece. Aqui temos Guy Pearce interpretando o Dr. Aldrich Killian e Sir Ben Kingsley como Mandarim. As atuações estão excelentes. Sério. Só tem um pequeno problema: [SPOILER À FRENTE]: Para um vilão que é capaz de enfrentar o Hulk, acho que zuaram e estragaram demais o Mandarim. Poderiam ter melhor aproveitado. Transformaram o melhor vilão do Homem de Ferro em um ator bêbado de quinta categoria. Clichê bem batido isso, inclusive já usado em outroa trilogia, não?[FIM DO SPOILER].
  Os Vingadores. Ao menos visualmente não há do que se reclamar de Homem de Ferro 3. O mesmo pode-se dizer da trilha sonora. Eu curtia muito a dobradinha AC/DC + Black Sabath dos filmes anteriores, mas ter uma "música só do Homem de Ferro" ficou muito bom.
Estou de TPM
Todas as cenas de ação são excelentes, desde a destruição da mansão (já mostrada no trailer) até a luta final. Os efeitos são espetaculares, bem ao nível de
  Mesmo sendo o pior dos três filmes, não é uma perda total. Eu ainda o considero um bom filme. Tem boas cenas de ação e algumas cenas divertidas. Existem diversos furos de roteiros e, infelizmente, alguns bem visíveis, mas assista-o com a mente aberta (é um filme de quadrinhos, oras!). Robert Downey Jr. continua excelente no papel de Stark (se ele sair, terão MUITO trabalho para substituí-lo).
  A Marvel precisa tomar cuidado pra não perder a mão, mas ainda é a Casa das Idéias ao menos no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após o sinal!