segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resenha - Valkaria: Cidade sob a deusa

  Antes de fazer a resenha, deixe-me contar uma pequena história e fazer duas considerações importantes. A primeira consideração é sobre os suplementos de Tormenta RPG (TRPG). Devido as inúmeras críticas (positivas e negativas) sobre o suplemento Guerras Táuricas, resolvi não adquirí-lo. Se fosse jogar, para meu grupo bastava saber que aconteceu uma guerra - e não como aconteceu. Diferente das pessoas que preferem criticar este ou outro aspecto do sistema, apenas deixei de lado.
Capa do suplemento
  Mas os previews e comentários sobre Valkaria: Cidade Sob a Deusa me deixaram realmente curioso: como fugir do estereótipo da cidade segura das aventuras medievais? Não pretendia adquirir o suplemento - estou sem grupo de jogo e ter o Módulo Básico mofando na prateleira já era suficiente.
  A segunda consideração é sobre o autor do suplemento, Leonel Caldela. quando foi anunciado que Leonel estava escrevendo Inimigo do Mundo, fiquei me perguntando quem era esse ilustre cidadão que tinha a cara-de-pau de fazer algo quem nem o Trio Tormenta Original tinha ousado fazer? Por muito tempo fiz questão de ignorar a Trilogia Tormenta. Só vi a besteira que fiz quando li emprestado Inimigo do Mundo e vi o quão inteligente o autor era. Isso é para aprender: antes de apedrejar o pecador, calcei suas sandálias e hoje virei fã do autor. Pretendo terminar de ler a trilogia e quem sabe, ler também O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina.
  A Paragons fez então a Promoção "Quero Morar em Valkária", da qual participei e fiquei muito surpreso em saber que fui o vencedor (mais detalhes aqui). Fiquei muito surpreso ao ler o livro e terminei com altas idéias para uma aventura urbana e com uma perspectiva muito positiva do livro.



  O Capítulo 1 - A Capital do Mundo, mostra o objetivo do livro: aventuras urbanas. Como conduzir uma aventura urbana? Temos a história da cidade, sua estrutura política e principais leis. Ficamos sabendo que a cidade é co-administrada pelos Lordes Urbanos, responsáveis por determinados itens ou regiões da cidade (algo como as subprefeituras de São Paulo, ou o secretário de educação da cidade, etc). No trecho "Anatomia de uma Metrópole" temos as descrições dos bairros mais importantes e dos pontos de interesse da capital. O capítulo termina com um Mapa da Cidade (da mesma forma que existia em TRPG para a cidade de Malpetrim.). Na minha opinião, este é o melhor capítulo do livro.
  O segundo capítulo, Os Donos das Ruas, nos traz a descrição da Arena Imperial, com material suficiente para se mestrar uma aventura que se passe nesse único ponto de cidade. Há ainda a descrição das principais irmandades e suas atividades, a máfia de Valkaria. A parte mais apelativa fica por conta da explicação sobre os nobres de Valkaria - e fica difícil imaginar que o dinheiro nunca acabe!
  Ainda temos explicações sobre o funcionamento das milícias e achei muito interessante a hierarquia da polícia de Valkaria, como milicianos, sargentos e investigadores. E é claro, o capitão da guarda. No segundo capítulo ainda gera discussões sobre as famosas lendas urbanas e seus heróis encapuzados, os vigilantes que atuam na tênue linha entre a lei e marginalidade. Temos uma referência bem grande a seriados, filmes, quadrinhos e personagens conhecidos de outras mídias, como Arquivo X, Fringe, Batman, Zorro, Milennium, Família soprano, etc. Praticamente qualquer cenário urbano com um pouco de jeitinho pode caber dentro de Valkaria.
  No Capítulo 3 - Heróis da Vizinhança, o livro traz novas perícias e talentos para aventuras urbanas. Alguns são muito legais, como Ofício (administração), para abrir seu p´roprio negócio na cidade ou Carícias Revigorantes, utilizadas por "moças de família". Outros são muito apelativos, como Dono de Arton e Riqueza Verdadeira, que só impedem que a mesa vire um caos se forem administrados (ou barrados) por um mestre experiente.
Detetive de Tanna-toh
  Ainda temos armas novas (como a adaga de mola, excelente para aquela briga durante o jogo de cartas). Achei falta de um paragrafozinho sobre armas improvisadas (como a garrafa quebrada ou o taco de sinuca) para lutas em tavernas. O capítulo 3 traz ainda as classes de prestígio que traduzem em regras os elementos citados no capítulo 2. As classes vão desde o Capitão da Irmandade (um mafioso importante), passando pelo Nobre de Valkaria (a classe mais apelativa do livro).
  O livro ainda fala do Detetive de Tanna-toh (o Sherlock medieval), o Druida da Favela (a classe mais legal do livro), o Espírito da Cidade (um feiticeiro urbano), o Gladiador Imperial (atualizado do Tormenta 3.5), a Lenda Urbana (faça seu próprio Zorro) e o Pastor de Valkaria (mais útil para PDMs, pois centraliza suas habilidades dentro de sua cidade) e por fim o Rei do Crime (o verdadeiro vilão inatingível). O capítulo termina com itens mágicos novos, incluindo a Coroa Imperial (que por si só geraria uma aventura bem legal).
  O último capítulo, Mil Histórias na Cidade Grande traz dicas importantes para campanhas urbanas e deixar Valkaria muito mais profunda que a "cidade onde os personagens descansam entre as aventuras". O capítulo responde quais os tipos de campanha são possíveis dentro da cidade, quais informações e equipamentos o personagem pode encontrar (ou perder) em uma cidade.
  O capítulo ainda traz regras para perseguições, lutas em telhados, 100 ganchos para encontros aleatórios, 100 ganchos para aventuras, regras para personagens abrirem seus proprios negócios e ainda "como ser procurado pela milícia". O livro traz novos e interessantes monstros, como a Casa Mal Assombrada (tirado diretamente da animação "A Casa Monstro") e o Golem de Entulho. Por fim, o livro termina com a lista de PDMs importantes do cenário, como Arkham Braço Metálico e a Rainha Imperatriz Shivara Sharpblade. É nessa seção que eu escreveria o meu nome a caneta para ganhar a promoção da Paragons.
  Valkaria: Cidade sob a Deusa é um livro muito bom para o que se propõe - aventuras urbanas. Se você é fã de perseguições em telhados, combater (ou se juntar) o crime organizado, este livro é pra você. Valkaria pode ser um prato cheio de surpresas e aventuras para aventureiro nenhum botar defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após o sinal!