quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Iniciativa Tormenta RPG

  Para aqueles que ainda não sabem, existe um projeto chamado "Iniciativa Tormenta RPG". O projeto consiste em vários fãs do sistema (no caso, o Tormenta RPG) criando material auxiliar para enriquecer o cenário e corrigir as regras. O termo "Iniciativa" não é novo, já existia para sistemas como 3D&T (Defensores de Tóquio Edição Alpha) e M&M (Mutantes e Malfeitores).

  O Tormenta RPG (TRPG) foi lançado este ano durante o RPGCon. Trata-se de um sistema de RPG (Jogo de Interpretação de Papéis, mais sobre isso aqui) escrito por Marcelo Cassaro, J.M.Trevisan, Rogério Saladino, Leonel Caldela, Guilherme Dei Slvaldi e Gustavo Brauner. Além de trazer um sistema de regras mais enxuto e atualizado (mas ainda assim baseado na Licença Aberta do D20 System), o Tormenta RPG atualiza o cenário lançado originalmente como brinde na extinta Dragão Brasil #50.

  No forum da Editora Jambô (que você pode conferir clicando aqui), o pessoal da Iniciativa teve uma idéia bem interessante: a cada semana eles sugerem um tema para que os participantes possam trabalhar. Já teve uma "Iniciativa" sobre o Grande Norte, por exemplo, um lugar que é citado mas nunca foi totalmente descrito nos livros sobre o cenário. Os jogadores foram muito criativos descrevendo uma região totalmente nova e saiu muito material legal. 

   O tema da vez é a reconstrução de Tamu-ra. Uma das atualizações do TRPG é que os tamurianos (os habitantes da ilha de Tamu-ra, a versão "reinado oriental" do cenário.) conseguiram derrotar o mal que assolou e destruir sua terra por completo:  A Tormenta (o mal que dá nome ao cenário). Embora o livro sugira que exista uma reconstrução, os jogadores da Iniciativa decidiram descrever como está sendo esta reconstrução. NPCs importantes foram criados, itens mágicos para destruir os restos do mal, novos monstros. E desta vez eu resolvi dar a minha contribuição.


 

  Para isso, utilizei os dados do Manual de Criação de Monstros, que pode ser adquirido gratuitamente no site da editora. É a primeira vez que eu crio algo usando essas regras, e também é a primeira vez que eu participo da Iniciativa. Se houver alguma coisa errada, fiquem a vontade para apontar o erro que eu o corrigirei. 

Ovelha-nuvem 

E não é que ela é legal?
 A ovelha-nuvem é um elemental do ar extremamente dócil e muito raro. Aparenta-se com uma ovelha adulta com pouca lã. Seu rosto e suas patas aparentam serem sólidos, mas ao serem tocados descobre-se que tudo na verdade é feito de um vento úmido (como vento de chuva). A ovelha nuvem está sempre flutuando e pode voar livremente. Se quiser, pode assumir uma postura mais "solida". Neste formato, tem a consistência de um chumaço de algodão.

O corpo da ovelha nuvem se assemelha a uma nuvem (dããããã). O elemental é do subtipo água, portanto pode passar por massas de água sem sofrer dano ou dispersar.A principal característica da ovelha-nuvem é sua capacidade de irrigar campos gerando chuva com o seu próprio corpo. Outras características marcantes são a curiosidade (que muitas vezes faz a ovelha se perder) e a lealdade para seu dono, quando bem tratada.

Os fazendeiros de Tamu-ra prezam muito a ovelha-nuvem. Quem as possui raramente deseja se desfazer dela. Elas estão sendo usadas continuamente durante a reconstrução de Tamu-ra, irrigando as plantações de arroz que aos poucos vão surgindo, assim como novos lençóis de água. 


Ovelha-nuvem
Espírito 2, ND 1, Elemental do Ar Pequeno (subtipo água), Leal e Neutro
Habilidades: For 9 (-1), Des 16 (+3), Con 10 (+0), Int 4 (-3), Sab 6 (-2), Car 12 (+1)
PVs: 8
Iniciativa: + 3
CA: 15 (+1 tamanho, +3 Destreza, +1 por nível)
Perícias Treinadas: Sobrevivência e Percepção
Resistências: Fort + 3, Refl +6, Von +1
Deslocamento: 4,5m andando (18m voando)
Talentos: Fortitude Maior, Reflexos Rápidos, Vontade de Ferro, Foco em Arma (cascos), Acuidade com Arma (cascos)
Ataque: Cascos +3 Cascos + 5, 1d4 de dano
Habilidade Especial: Chuva (em uma área de 1,5m x 1,5m, com os mesmos efeitos de Purificar Alimentos e Criar Água, lançadas por um druida de mesmo nivel). A chuva pode durar até 10 minutos por ponto de Constituição. Esgotado esse tempo, a ovelha não consegue mais "fazer chover" até o dia seguinte.

12 comentários:

  1. Bom post, muito divertido, ovelhas nuvens são bizarras mas depois dos esquilos demoníacos do Caveira Cinza, nada me surpreende :-D

    Quanto a ficha: Troque Foco em Arma por Acuidade com Arma (que pode ser usada em armas naturais), fica bem melhor.

    Só acho que os donos destas ovelhas devem tomar cuidado com os fugumonos do Caveira Cinza! http://caveiracinza.blogspot.com/2010/11/encontros-aleatorios-fugumonos.html

    No mais, os temas são quinzenais, não semanais. Seja bem vindo! Que este seja o 1º de muitos posts pra TRPG! :-D

    ResponderExcluir
  2. Eu já disse aqueles esquilos não são meus. São do D&D 1a edição!!! :D

    Kahel - criatura bem simples, bom conceito , e encaixa bem com o tema da quinzena. Parabéns!

    Só cuidado com os Fugumonos...

    ResponderExcluir
  3. Vou corrigir o Talento sim, bem legal o toque.

    E se morrasse em Tamu-ra, contrataria um pescador de Fugumonos...

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, bizarro, porém legal. Achei os bichos muito simpáticos.

    ResponderExcluir
  5. Rafael "BlueSpirit" Padilha5 de novembro de 2010 às 10:04

    Como eu disse lah no forum... muito bom cara !!
    auheauhaeueeauh

    ResponderExcluir
  6. Uma correção na ficha: Agora com Acuidade com Arma o bônus de ataque com cascos sobe para +5 (+2 de espírito +3 Des).

    É estranho uma criatura com Int 4 ter conhecimento sobre natureza (que é algo mais aprendido, enquanto sobrevivência representa o conhecimento mais instintivo). Aconselho trocar por Percepção ou Iniciativa.

    Di-Benedetto, os esquilos podem ter sido idéia da TSR, mas foi VOCÊ que teve a idéia bizarra de adaptá-los pra TRPG!

    ResponderExcluir
  7. OK. Eu que tive a idéia de trazer os esquilos de volta. Mea culpa. XD

    Vou adicionar na descrição do meu Fugumono depois pra ficar mais claro, mas na verdade o bicho não luta, se ele tomar porrada foge.

    Não sei se um pescador ia resolver, mas um mago de araque com mísseis mágicos já dava.

    QUEST: Proteger o rebanho de ovelhas-nuvem dos ataques dos fugumonos... XDDDDDD

    ResponderExcluir
  8. Num sei pq deu vontade de comprar um Space Fox ...
    XP

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários. Já fiz as devidas correções!

    ResponderExcluir
  10. Achei perfeito
    por falar nisso essa tua ideia foi baseada numa propaganda de tv?

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo. A idéia foi baseada na criaturinha do comercial...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário após o sinal!