![]() |
A capa desse livro sempre me traz boas lembranças |
Lá pelos idos dos anos 2000 e tanto, quando o mundo RPGístico ainda comentava sobre a recém lançada 3ª Edição de Dungeons & Dragons, eu fui em uma RPGCon. Confesso que não me lembro do ano exatamente ou qual edição do evento era. E lá, no meio da banca de ofertas e usados, encontrei uma preciosidade que eu nunca me desfiz: O Guia de Campanha para Undermontain.
Como jogador eu estivera em Undermountain uma única vez em uma de suas "aventuras menores", que vem junto com o guia, ainda na época do saudoso AD&D (eu sei que isso é meio que entregar a idade). Mas como Mestre, usei as regras de conversão e adaptei a aventura para a famigerada 3ª Edição, que era muito frequente nas minhas mesas de jogo da época.
Então levei meus jogadores várias e várias vezes pra essas ruínas. Eu os vi enfrentarem perigos de forma muito diferente. Vi caírem derrotados e se erguerem vitoriosos. Lembro-me do desespero inicial em partir quando os recursos começaram a acabar. Ou de quando começou a pressa pra voltar pra casa ao localizarem uma esmeralda do tamanho de uma cabeça.
Essa foi uma época que eu nunca esqueci e que adoraria reviver. Foi quando surgiu então, a oportunidade disso acontecer.
Esse ano foi lançado a coleção de livros da segunda edição de Old Dragon, também conhecida como Old Dragon 2 (ou ainda OD2). Nós chegamos a falar disso aqui. E essa foi a chance que eu estava precisando!
Depois de ler os três livros básicos, jogar em Undermountain me pareceu até um caminho natural. De fato, o Old Dragon tem até uma masmorra parecida, a Cripta do Terror, que apesar de ter sido lançada como parte da primeira edição, pode ser facilmente jogada na edição nova.
![]() |
Quem nunca perdeu personagem nessa aventura que atire a primeira pedra |
Foi então que a ideia de criar minha "própria Undermountain" foi surgindo. Não precisei de muito esforço. Se for olhar bem, ela é só mais uma masmorra criada por um mago louco com encontros aleatórios padrão e alguns aposentos interessantes. De fato ela é um grande clichê.
Underfjell significa "sob a montanha" ou ainda "Montanha Subterrânea" em norueguês. Isso foi o que me disse o Google Tradutor. O Guia de Campanha para as Ruínas de Underfjell começa a ser escrito essa semana. Pretendo dar pequenos spoilers sobre o material a cada sexta-feira, mas confesso que não sei se consigo - minha vida anda bastante corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após o sinal!