sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Undermountain... em Old Dragon? Isso é possível?

 

A capa desse livro sempre
me traz boas lembranças

  Lá pelos idos dos anos 2000 e tanto, quando o mundo RPGístico ainda comentava sobre a recém lançada 3ª Edição de Dungeons & Dragons, eu fui em uma RPGCon. Confesso que não me lembro do ano exatamente ou qual edição do evento era. E lá, no meio da banca de ofertas e usados, encontrei uma preciosidade que eu nunca me desfiz: O Guia de Campanha para Undermontain.

  Como jogador eu estivera em Undermountain uma única vez em uma de suas "aventuras menores", que vem junto com o guia, ainda na época do saudoso AD&D (eu sei que isso é meio que entregar a idade).  Mas como Mestre, usei as regras de conversão e adaptei a aventura para a famigerada 3ª Edição, que era muito frequente nas minhas mesas de jogo da época.

  Então levei meus jogadores várias e várias vezes pra essas ruínas. Eu os vi enfrentarem perigos de forma muito diferente. Vi caírem derrotados e se erguerem vitoriosos. Lembro-me do desespero inicial em partir quando os recursos começaram a acabar. Ou de quando começou a pressa pra voltar pra casa ao localizarem uma esmeralda do tamanho de uma cabeça. 

  Essa foi uma época que eu nunca esqueci e que adoraria reviver. Foi quando surgiu então, a oportunidade disso acontecer.

  Esse ano foi lançado a coleção de livros da segunda edição de Old Dragon, também conhecida como Old Dragon 2 (ou ainda OD2). Nós chegamos a falar disso aqui. E essa foi a chance que eu estava precisando!

  Depois de ler os três livros básicos, jogar em Undermountain me pareceu até um caminho natural. De fato, o Old Dragon tem até uma masmorra parecida, a Cripta do Terror, que apesar de ter sido lançada como parte da primeira edição, pode ser facilmente jogada na edição nova. 

Quem nunca perdeu personagem nessa
aventura que atire a primeira pedra

  Foi então que a ideia de criar minha "própria Undermountain" foi surgindo. Não precisei de muito esforço. Se for olhar bem, ela é só mais uma masmorra criada por um mago louco com encontros aleatórios padrão e alguns aposentos interessantes. De fato ela é um grande clichê.
  Mas eu não queria uma transcrição ou uma mera adaptação. Queria que algo novo fosse escrito. Uma coisa que combinasse com as novidades e melhorias trazidas pela nova edição de Old Dragon, como também tivesse a mesma nostalgia Old School que eu sentia ao jogar. 
  Foi assim que nasceu Underfjell, a mais nova campanha (completa) de Old Dragon 2. Com salas novas (mas com homenagens bem evidentes), um mapa mais orientável, regras para todos os níveis opções de novas aventuras e com a possibilidade de se encaixar em Valansia, Arkhi ou Legião (ou em todos ao mesmo tempo) sem muito esforço.
  Pelo menos dentro da minha cabeça.
  Underfjell significa "sob a montanha" ou ainda "Montanha Subterrânea" em norueguês. Isso foi o que me disse o Google Tradutor. O Guia de Campanha para as Ruínas de Underfjell começa a ser escrito essa semana. Pretendo dar pequenos spoilers sobre o material a cada sexta-feira, mas confesso que não sei se consigo - minha vida anda bastante corrida.
  De qualquer maneira, conforme for saindo o material eu fico no aguardo a opinião de vocês sobre ele e fico na torcida para que gostem. De quebra, deixo aqui a capa do guia, que fiz com muito carinho utilizando o Bing Image Creator:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após o sinal!